quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ACARÁS DISCOS















http://kendziora.net/photography/discus.jpg
Nome popular:
Acará Disco
Nome científico:
Symphysodon sp.
Família:
Cichlidae (Ciclídeos)
Origem:
Brasil (Bacia Amazônica)
Sociabilidade:
grupo
Comportamento:
pacífico
pH:
6.6
Temperatura:
29ºC
Tamanho adulto:
25.0cm
Tamanho do aquário:
200L






Acará Disco é considerado um dos mais belos peixes de agua doce, mostrando o por que de seu apelido REI DO AQUARIO. Adapta-se melhor em aquarios altos ( + - 50 cm) de agua mole e ácida.



Os primeiros registros do acará disco no Brasil datam do ano de 1840. Naquele ano o zoólogo e pesquisador Alemão Johann Jacob Ernest Heckel coordenou uma expedição à Amazônia e encontrou acara disco em vários rios daquela região, classificando-os, inicialmente, como Symphysodon discus heckel.
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/images/Peixes/acara_disco.jpg


O primeiro caso documentado de criação de acará disco no Brasil foi o do cidadão chamado Luiz Fernando Belart, morador da Ilha do Governador. O fato ocorreu no dia 17 de julho de 1962 e foi testemunhado por diversos aquariofilistas. Luiz possuía um grupo de discos no seu aquário comunitário, entre neons, acarás bandeira e mato Grosso e quando menos esperava viu um casal de discos separados dos demais com uma grande quantidade de alevinos ao seu redor. Na ocasião o conhecimento sobre a procriação de discos em cativeiro era

precário e assim nenhum filhote sobreviveu. O registro do fato foi descrito pelo próprio Luiz Fernando e foi publicado na revista Viveiros e Aquários do mês de março de 1983.


DOENÇAS


Hexamita: O agente etiológico da doença é o Hexamita, protozoário flagelado.O nome "Parasita do Disco". Existe uma doença chamada "Hole-in-the-head" (dç. do Buraco na cabeça), frequentemente observada em Discos, Acarás, Oscar e outros Ciclídeos, associando-se a presença do Hexamita, bem como a infecções bacterianas, desnutrição, aquário sujo, além do uso de carvão ativado. Em muitos peixes a infecção é inaparente, acometendo espécimes jovens. Por isso, quando observarmos um peixe muito emagrecido devemos pensar, além dos distúrbios alimentares, primeiro em Tuberculose e depois em Hexamita. Outro sinal observado na doença é o escurecimento da pele. TRATAMENTO: A prevenção faz-se através da boa alimentação, a qual evita lesões intestinais. Manter limpo e higiênico seu aquário. A doença tem cura e deve ser adquirida seu medicamento em lojas especializadas.


Parasita do Disco: É um protozoário presente no intestino nas espécies de Disco. Dissemina-se lentamente para outros peixes. Sinais: causa doença inflamatória intestinal. O parasita é detectado pelo exame microscópico do animal sacrificado. Tratamento: Metronidazol pode ser eficaz.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário